Até 17 de março

13.03.2018

Até ao dia 17 de março, pode visitar a exposição Viver o Património no AESIA, que inaugurou no dia 9 de março, na Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia.

• Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia expõe na Galeria do Castelo de Pirescouxe

Reconhecendo o contributo do Projeto aLeR+ para a consolidação dos hábitos de leitura, o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia (AESIA) aceitou o convite da Câmara Municipal de Loures para constituir parceria no projeto de requalificação e recuperação do Palácio de Valflores, ao qual se juntaram os seguintes parceiros: União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria de Azóia (ADPAC).

Viver o Património no AESIA foi o tema escolhido para esta exposição de projetos escolares, que visa não só abranger um leque curricular diversificado, mas também envolver ativamente a comunidade escolar. Com esta parceria, o AESIA procurou otimizar esforços no sentido de uma atuação conjunta para formar cidadãos leitores e críticos ao longo da vida, bem como promover e divulgar o património histórico-cultural de Santa Iria de Azóia, em estreia sintonia com o meio ambiente.

Partindo da temática do Palácio de Valflores, o Agrupamento selecionou a obra Uma Aventura no Palácio da Pena, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que foi o ponto de partida para a abordagem da temática principal, e que foi trabalhada pela escola sede do AESIA – EB 2/3 de Santa Iria de Azóia. Nas restantes seis escolas, os alunos do primeiro ciclo debruçaram-se sobre a obra O Tesouro do Palácio, de Ana Saldanha e Yara Kono, por tratar temas relacionados com o Palácio e a sua zona de implantação. No pré-escolar, optou-se pela obra O Nadadorzinho, de Leo Lionni, que trabalhou a água, contextualizando o palacete e o rio.

Bruno Simão, adjunto do vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, marcou presença na abertura da exposição e, em nome do Município, agradeceu a disponibilidade do AESIA, salientando a importância do envolvimento da comunidade escolar “na preservação do património e da memória coletiva”. “Ações como esta, que envolvem os alunos na defesa do trabalho que envolve o resto da comunidade escolar, transformam os cidadãos em zeladores do património”, acrescentou. Bruno Simão referiu ainda o investimento futuro, “superior a um milhão de euros, e que vai permitir preservar o legado e a memória do Palácio”.

“Integrada na Semana da Leitura, esta exposição visa formar jovens conscientes, assim como desenvolver o espírito crítico e amplo dos alunos, combatendo a iliteracia e, ao mesmo tempo, valorizando o património de Santa Iria de Azóia”, afirmou Cristina Costa, coordenadora das bibliotecas escolares do AESIA.

Presentes na inauguração da exposição estiveram também o presidente da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, António Marcelino.

A exposição Viver o Património no AESIA poderá ser visitada na Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.