Sacavém

Sabores de Loures em destaque na Mercearia Santana

13.03.2018

Conhecer os sabores dos produtos biológicos da região foi o objetivo da iniciativa Sabores de Loures, que se realizou no dia 10 de março, na Mercearia Santana, em Sacavém.

• Sabores de Loures em destaque na Mercearia Santana

Promovida pelo Município de Loures, a iniciativa teve como objetivo dar a conhecer os verdadeiros sabores de Loures, através da confeção de receitas com produtos biológicos da região.

Marlene Marques, técnica da Câmara de Loures, deu a conhecer um cabaz PROVE, composto por produtos certificados em modo biológico da região saloia, do qual foi possível degustar produtos hortícolas da época.

Recorde-se que o Município de Loures apoia a produção em modo biológico e tem disponíveis quatro núcleos de distribuição de cabazes PROVE. Os consumidores adquirem os cabazes diretamente aos produtores agrícolas, sendo a encomenda feita na plataforma disponível no sítio do PROVE. Este é projeto que visa aproximar os produtores locais dos consumidores, permitindo um melhor acesso aos produtos frescos e de qualidade.

A nova face da Mercearia Santana

Encerrada desde o início dos anos noventa do século XX, a Mercearia Santana foi casa da família Silva Neves durante aproximadamente 80 anos. Era não só um local onde se entrava para fazer compras, como também um espaço de convívio, onde se ficava à conversa, onde se sabiam as notícias da terra e se trocavam opiniões sobre os mais variados assuntos. Foi, desde sempre, um lugar de vivência coletiva de Sacavém e de contacto intergeracional.

Em outubro de 2015, foi assinado um acordo de colaboração entre o atual proprietário e a Câmara Municipal de Loures, que tem por objetivo devolver ao imóvel uma nova vivência.

Palestras, workshops, tertúlias, provas de vinhos, entre outras atividades, são as propostas da Câmara de Loures, que visam dar a conhecer uma nova face da Mercearia Santana. Aberta ao público ao segundo sábado de cada mês, entre as 15h00 e as 18h00, este antigo local de comércio apresenta-se agora como um dos mais interessantes espaços de partilha do concelho de Loures.