Tempos de Crepúsculo

Michel Foucault a pensar a história

17.10.2017

Integrada na iniciativa Tempos de Crepúsculo, o Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho recebeu, a 14 de outubro, mais uma sessão do 3.º ciclo de debates Afinal, para que serve a História?, desta feita intitulada Michel Foucault a pensar a história.

• Michel Foucault a pensar a história

António Caselas e José Caselas, investigadores do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, foram os oradores convidados para esta sessão de Tempos de Crepúsculo – Quando a coruja de Minerva finalmente levanta voo, iniciativa municipal dedicada ao pensamento filosófico, coordenada por Vítor Oliveira Jorge.

Os oradores tentaram colocar-se na pele de Michel Foucault a pensar a história, tema desta sessão do 3.º ciclo de debates Afinal, para que serve a História?, em que os assuntos predominantes foram os diferentes conceitos de paradigma ao longo dos tempos. Contando com a presença de quase duas dezenas de participantes, o debate centrou-se no pensamento histórico, abordando-se os conceitos de outros pensadores, tendo sempre como base as ideias de Michel Foucault.