Loures, Capital do Clarinete

Meeting junta alguns dos melhores clarinetistas do mundo

13.10.2017

Loures recebeu, entre os dias 5 e 8 de outubro, o Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr. Uma iniciativa da Câmara Municipal sob direção artística e pedagógica do maestro António Saiote.

• Meeting junta alguns dos melhores clarinetistas do mundo

Ao longo de quatro dias, o Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr. reuniu em Loures alguns dos melhores clarinetistas do mundo. Organizado pela Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Junta de Freguesia de Loures, o evento teve como principais destinatários os executantes de clarinete, alunos de conservatórios e escolas superiores de música, músicos de bandas filarmónicas, orquestras ligeiras e escolas de música e músicos individualmente considerados.
A Academia dos Saberes acolheu o evento, local onde se concentraram a maioria das atividades. Ali tiveram lugar workshops, venda e reparação de instrumentos e as tão esperadas masterclasses que contaram com a presença de alguns dos clarinetistas mais prestigiados do mundo, como foi o caso de John Cipolla, Aude Camus, Shigeru Ikushima e Sauro Berti, convidados internacionais.
Ainda na Academia dos Saberes, os participantes tiveram oportunidade de saber mais sobre o maestro que dá nome ao Meeting de Clarinete, através de uma exposição e da realização da conferência “Marcos Romão dos Reis Jr. – vida e obra”, que contou com a participação do maestro António Saiote e dos professores Emídio Coutinho e José Augusto Carneiro.
Além do maestro António Saiote, o Meeting foi ainda abrilhantado com os contributos, a nível nacional, dos clarinetistas Nuno Silva, Luís Gomes, Iva Barbosa, Manuel Jerónimo e Carlos Alves.
Após as masterclasses, todos os dias foram pontuados com concertos dirigidos ao público, um pouco por todo o concelho. Destaque para a participação da Orquestra Internacional de Clarinetes Princesa das Astúrias, bem como para a Big Band de Loures, com os solistas Carlos Alves e Vitor Fernandes, a ainda para a Banda do Meeting, dirigida pelo maestro António Saiote e constituída por músicos das bandas filarmónicas do concelho de Loures, que atuaram nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros do Zambujal.
Os concertos ficaram ainda marcados pela atuação dos solistas nacionais e internacionais presentes na iniciativa, com destaque para a jovem geração de clarinetistas representantes da escola de clarinete portuguesa.
O Meeting Internacional de Clarinete fechou com chave de ouro, com o concerto de encerramento, no dia 8 de outubro, na Igreja Matriz de Loures, a cargo dos Clarinetes Ad-Libitum, quinteto repleto de energia e bom humor, cuja característica principal está na união do melhor da tradição da música clássica com as músicas do mundo, numa fusão a que ninguém ficou indiferente.