Loures

Exposição da JOV’ARTE pode ser visitada no Parque Adão Barata

11.10.2017

Inaugurou, no dia 7 de outubro, em Loures, a exposição da 8.ª edição da JOV’ARTE | Bienal Jovem. Uma seleção de vinte e duas obras que poderá agora ficar a conhecer até dia 6 de janeiro de 2018 na Sala Multiusos do Parque Adão Barata.

• Exposição da JOV’ARTE pode ser visitada no Parque Adão Barata

No início da cerimónia foram entregues os certificados de participação aos vinte e dois jovens artistas que viram as suas obras selecionadas para esta mostra. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Sebastião Castelo Lopes, com a obra “Sem título”, e a Sara Rocha Silva com a obra “Cacilhas 2017”, ambas na categoria 2D.

Aos três primeiros classificados deste concurso, organizado pela Câmara Municipal de Loures, foram entregues prémios monetários no valor 1500, 1000 e 500 euros, respetivamente.

O primeiro prémio foi atribuído a David Dançante, com a obra “4581”, na categoria 3D. Uma abordagem à temática dos refugiados, lembrando os grandes obstáculos com que se deparam. “4581” representa o número de migrantes mortos, só em 2016.

O segundo e terceiro prémios foram atribuídos, respetivamente, a Mariana Romão, com a obra “Cronos”, na categoria 4D, e a Rafael Cardoso Silveira, na categoria 2D, com a obra “Planos”.

Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e responsável pelo pelouro da Cultura reafirmou que “quer ver ampliada, nos próximos quatro anos, a dinâmica que foi conseguida nos últimos quatro, porque é muito importante, em particular para quem está em início de carreira, como é o caso das pessoas que concorreram ao prémio JOV’ARTE, que lhes sejam dadas possibilidades de mostrar o seu trabalho.” Para Paulo Piteira este prémio existe exatamente para isso: “Constitui-se como uma oportunidade, num contexto e num país que poucas oportunidades dá aos seus jovens em vários domínios. E nós assumimos que, no domínio da cultura, devemos ter aqui em Loures uma janela de oportunidades para dar visibilidade à qualidade que vai aparecendo”.

O vice-presidente da Autarquia deixou ainda uma nota de confiança, reiterando que em Loures “a cultura continuará a ser uma peça central no trabalho da Autarquia”.

Recorde-se que a JOV’ARTE | Bienal Jovem é um concurso organizado pela Câmara Municipal de Loures, que visa distinguir o trabalho de jovens artistas no campo das artes visuais, nomeadamente pintura, desenho, fotografia, escultura, cerâmica, vídeo e performance, e ainda promover a criação artística inovadora.