Parque Municipal do Cabeço de Montachique

Charcos com Vida no Dia da Conservação da Natureza

04.08.2017

A Câmara Municipal de Loures assinalou o Dia da Conservação da Natureza, a 28 de julho, com o início do projeto Charcos com Vida, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, em Fanhões.

• Charcos com Vida no Dia da Conservação da Natureza

Uma campanha coordenada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), à qual a Autarquia aderiu, que visa incentivar a inventariação, adoção, construção e manutenção de charcos e pequenas massas de água, para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental de cariz científico e de observação da biodiversidade, bem como contribuir para a sensibilização sobre a importância destes habitats e da sua conservação.

Neste âmbito, e para assinalar o Dia da Conservação da Natureza, o Município de Loures deu início à implementação do projeto Charcos com Vida, com a realização de um workshop de Construção e Manutenção de Charcos, dirigido a técnicos e operacionais do Parque Municipal do Cabeço de Montachique, ministrado pela bióloga Ana Ferreira, do CIIMAR. Seguiu-se a requalificação de uma parte da zona húmida do parque, onde foi implementado o primeiro, de um conjunto de charcos previstos.

Com este projeto, a Autarquia pretende enriquecer a biodiversidade do Parque Municipal do Cabeço de Montachique, dotando os seus recursos educativos de novas valências, nomeadamente através da criação de um conjunto de novas atividades de caráter lúdico-científico, baseadas na importância dos charcos, na sua biodiversidade e ameaças, mas também criando um novo espaço privilegiado de observação de aves, anfíbios, insetos e outras espécies.