Evento Final

Projeto Mobilidade Segura enche Pavilhão Paz e Amizade

21.06.2017

O Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, recebeu, no dia 16 de junho, o evento final do projeto Mobilidade Segura, iniciativa que contou com a presença de centenas de crianças do 4.º ano de escolaridade, das escolas do concelho de Loures.

• Projeto Mobilidade Segura enche Pavilhão Paz e Amizade

O Município de Loures, em parceria com a PSP, GNR, Rodoviária de Lisboa, Barraqueiro Transportes e os agrupamentos de escolas do Município de Loures, desenvolveu, no presente ano letivo, o projeto Mobilidade Segura, que envolveu 13 agrupamentos, 59 escolas e 2100 alunos do 4.º ano de escolaridade, do primeiro ciclo do ensino básico.

A atuação do Grupo de Metais da Banda Sinfónica da PSP, as demonstrações com cães da Unidade Especial de Polícia, bem como a animação das mascotes da PSP e da GNR – ‘Falco’ e ‘Guardoo’ – foram algumas das atrações que animaram o evento final do projeto Mobilidade Segura, que encheu o Pavilhão Paz e Amizade, no dia 16 de junho, com centenas de crianças do 4.º ano de escolaridade, das escolas do concelho de Loures.

“Estamos aqui para o encerramento do projeto Mobilidade Segura que, em conjunto com os parceiros, permitiu que os alunos aprendessem a utilizar corretamente os transportes públicos, meios úteis na vida da comunidade”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que marcou presença no evento final do projeto.

Bernardino Soares salientou ainda que, além de ensinar as crianças a adotar comportamentos cívicos nos transportes públicos, o projeto contribuiu igualmente para a defesa do ambiente. “No futuro, espero que este projeto continue a contribuir para uma melhor utilização destes transportess”, concluiu o autarca.

Presentes nesta iniciativa estiveram também a subcomissária da PSP, Ana Carvalho, o cabo Rodrigues, da GNR, o administrador da Rodoviária de Lisboa, João Cunha, e o representante da Barraqueiro Transportes, Mateus Silva.

Um projeto que cria consciência social

O projeto Mobilidade Segura consiste na realização de ações de sensibilização e de formação, ministradas pela PSP e pela GNR, junto da comunidade escolar, numa perspetiva de dotar os alunos de competências de segurança rodoviária, bem como de contribuir para a utilização correta dos transportes públicos. No presente ano letivo, o projeto contou com 55 ações teóricas, que decorreram nas escolas dos vários agrupamentos de escolas do concelho de Loures, e 125 práticas, nas quais os alunos se fardaram de agentes da PSP, fiscais da Barraqueiro e da Rodoviária de Lisboa e distribuíram marcadores alusivos ao projeto, sensibilizando os munícipes para os princípios de segurança rodoviária. Durante as ações, as crianças tiveram ainda oportunidade de abordar condutores e entrar em autocarros, assumindo os papéis de agente e fiscal.

A prevenção rodoviária é uma temática que abrange todos os atores sociais e que se revela de grande importância para a vivência cívica em sociedade. Deste modo, o projeto pretendeu criar consciência social, autonomia, integração, sensibilização e formação de conhecimentos.