Apelação

Maria Keil homenageada com nome de agrupamento escolar

20.06.2017

A 16 de junho, na Escola Básica de Apelação, celebrou-se a alteração do nome do agrupamento das escolas da freguesia, para Agrupamento de Escolas Maria Keil.

• Maria Keil homenageada com nome de agrupamento escolar

A alteração do nome do agrupamento vem no seguimento da reabilitação da Escola Básica de Apelação e do “conjunto de obras que aqui foi realizado”, frisou Jorge Martins, presidente do Conselho Geral do, agora denominado Agrupamento de Escolas Maria Keil, que “considerou ser importante alterar o nome” do agrupamento, dadas as ligações da artista plástica, ilustradora e pintora à freguesia.

Na cerimónia, Maria Eugénia Coelho, vereadora da Educação da Câmara de Loures, salientou a sua confiança no futuro da Apelação, “comunidade com autoestima e identidade”, esperando que os jovens “tenham o conjunto de ferramentas para serem aquilo que desejam”.

Francisco Keil do Amaral, filho de Maria Keil e convidado de honra, agradeceu “a ideia de darem a esta escola o nome da minha mãe, que honra muito a família”, tendo oferecido ao agrupamento um cartaz e uma gravura da autoria da artista, dois livros e uma biografia.

Os festejos tiveram início com as boas vindas dos alunos de iniciação da Orquestra Geração, seguindo-se as inaugurações da sala de reuniões da escola, agora com o nome de Alfredo Keil, e da exposição dos alunos do pré-escolar do agrupamento, que se realizou na biblioteca da escola, apadrinhada por Isabel Alçada, escritora que também esteve presente nas cerimónias.

Já no pavilhão gimnodesportivo da escola, onde estavam dezenas de crianças e encarregados de educação, foi a vez do grupo Escola com Teatro apresentar a peça Meninos de Todas as Cores, seguindo-se os testemunhos de alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos, e a atuação da Orquestra Municipal Geração Boranessa, que, entre várias peças musicais, tocou a versão curta de A Portuguesa, Hino Nacional, da autoria de Alfredo Keil, avô do marido da homenageada.

Na cerimónia, estiveram também presentes Fernanda Santos, presidente da Assembleia Municipal, Arlindo Cardoso, presidente da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Francisco Neves, delegado regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Nuno Correia, diretor do Agrupamento de Escolas Maria Keil, António Marcelino, presidente do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, Ana Sampaio, diretora do Centro de Formação de Loures Oriental, e Wagner Diniz, responsável pelo projeto Orquestra Geração, entre outras individualidades ligadas à freguesia.