Maestro Marcos Romão dos Reis Júnior

Loures inaugura Intemporalidades Sonoras

23.05.2017

A exposição Intemporalidades Sonoras – o maestro Marcos Romão dos Reis Júnior inaugurou, no dia 20 de maio, no Museu Municipal de Loures, com a participação especial da Banda dos Bombeiros Voluntários de Loures.

• Loures inaugura Intemporalidades Sonoras

Uma mostra integrada nas comemorações do centenário do nascimento de Marcos Romão dos Reis Júnior, que pretende recordar as várias facetas deste exímio clarinetista, maestro, compositor, professor e mestre de inúmeros músicos que lhe reconheceram uma capacidade ímpar para ensinar, dirigir e inspirar.

“Esta é uma forma de prestarmos o nosso tributo a Marcos Romão dos Reis Júnior”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira. Um exposição que pretende pôr “em evidência aquilo que foi a vida e a obra desta figura marcante para a música filarmónica do concelho e do país”, lembrando que em Loures “foram muitas as gerações de músicos que com ele conviveram, se formaram e que com ele progrediram. E que à sua ação se deve a formação de um lote brilhante de executantes e músicos de renome internacional”.

Paulo Piteira lembrou, ainda, que “os museus se assumem como o espaço onde se deposita a herança cultural e coletiva da nossa comunidade, que são agentes de divulgação da história local”, recordando que a ação do maestro “faz parte do património local e coletivo, e que a sua memória, obra e percurso merecem ser conhecidas e divulgadas”.

Testemunhos, fotografias, instrumentos, palavras, imagens e sons são alguns exemplos do que poderá apreciar nestas Intemporalidades Sonoras que Marcos Romão dos Reis Júnior deixou e que estarão disponíveis para serem visitadas até 26 de julho de 2018, no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.