Loures

Dia Internacional dos Museus

23.05.2017

O Dia Internacional dos Museus foi comemorado em Loures com visitas gratuitas aos museus do concelho, entre diversas outras atividades dirigidas, sobretudo, a um público mais jovem.

• Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus comemora-se a 18 de maio, sendo a data assinalada em todo o mundo com iniciativas que procuram aproximar os museus das comunidades das quais eles fazem parte.
Em Loures, o dia foi preenchido com atividades nos museus, dirigidas ao público escolar. Sob o tema “Planeta verde, futuro sustentável - (Re)descobrir a Biodiversidade dos Jardins do Conventinho”, cerca de 40 crianças, do 1.º e 3.º anos de escolaridade, deslocaram-se até ao Museu Municipal de Loures, onde, após a elaboração de um caderno de campo, tiveram de “redescobrir” a biodiversidade existente nos jardins do Conventinho. Neste passeio, os alunos tinham como tarefa: fazer notas sobre os diversos elementos que iam observando (árvores, pássaros e insetos), para depois, numa conversa, expressarem as suas opiniões sobre os malefícios que o Homem está a provocar no ambiente e a forma como podemos agir para os combater.
Ainda no Museu Municipal de Loures, mas desta vez no dia 20 de maio, foi inaugurada a exposição Intemporalidades Sonoras – O Maestro Marcos Romão dos Reis Júnior, que aborda a vida e obra do maestro e compositor natural de Loures, inserindo-se no programa de comemorações do centenário de nascimento de Marcos Romão dos Reis Júnior. A exposição está patente até dia 26 de julho de 2018.
No dia 20 de maio as atividades continuaram por outros pontos do concelho. “Guardiões dos Fortes”, assim se chama a atividade que decorreu ao longo de todo o dia no Forte do Mosqueiro e no Parque Municipal de Cabeço de Montachique, direcionada ao público escu(o)teiro, visou não só divulgar o património das Linhas de Torres Vedras, mas também contribuir para a preservação do ambiente e da biodiversidade, assim como sensibilizar para a defesa do património cultural e natural.
Destaque ainda para a abertura, no dia 20 de maio, dos museus municipais de Loures, à noite, entre as 19 e as 24 horas.
As comemorações do Dia Internacional dos Museus ficam concluídas, no próximo dia 28 de maio, no jardim do Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho. Adquirir conhecimentos sobre mitos romanos e descobrir o jardim do museu, utilizando elementos pictóricos e plantas vivas, são os objetivos desta iniciativa da Câmara Municipal de Loures, que conta com a parceria da Associação Clenardus.
De entrada livre, para todas as famílias e público em geral, esta iniciativa realiza-se entre as 10h00 e as 12h30. O evento repete-se a 19 de junho.
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente, através da organização de diversas atividades. Em 2017, o ICOM definiu o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, como mote para uma reflexão sobre o papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.