Atividades Económicas

Município homenageia PME Excelência do concelho

21.04.2017

São 16 as empresas do concelho de Loures que atingiram o estatuto de PME Excelência 2016. No dia 20 de abril, foram recebidas no Salão Nobre dos Paços do Concelho em sinal de reconhecimento pelo sucesso alcançado.

• Município homenageia PME Excelência do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, juntamente com o vereador das atividades económicas, António Pombinho, recebeu, no dia 20 de abril, os representantes das empresas do concelho que conseguiram obter o estatuto de PME Excelência 2016.
O Estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas, criado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, para distinguir o mérito das Pequenas e Médias Empresas nacionais com desempenhos superiores, sendo atribuído em parceria com o Turismo de Portugal e um conjunto de grupos bancários, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos é também, anualmente, distinguido com o estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.
Em 2016, no concelho de Loures destacaram-se 120 empresas ao obterem o estatuto de PME Líder, tendo 16 delas acumulado ainda o título PME Excelência.
“Queremos ter mais atividade económica no concelho, mas sobretudo mais atividade económica de qualidade. Isso é o que nos dá garantias de sustentabilidade para o futuro, melhores condições para quem lá trabalha e maior criação de riqueza”, começou por dizer Bernardino Soares. “Temos promovido uma grande proximidade com as empresas, pois é do nosso interesse que haja mais desenvolvimento económico, não só através da instalação de novas empresas, mas também, dotando as que já cá estão de boas condições para progredir”. Além das visitas regulares ao tecido económico o presidente da Câmara relembrou o trabalho da Loures Investe que já conseguiu atingir os 150 milhões de euros de investimento “acompanhados pelo Município” e promover mais de 1200 novos postos de trabalho.
“Tudo isto resulta da maneira como apoiamos os projetos que nos vão sendo apresentados”, em que a Câmara de Loures funciona “como um aliado e um interlocutor privilegiado junto dos seus serviços internos, mas também do Estado, universidades e outras entidades. Julgamos que esse trabalho tem sido feito com empenhamento e os resultados estão à vista”.
“Têm aqui uma porta aberta à vossa disposição para o que entenderem”, apelou Bernardino Soares. “Não custa colocarem as vossas necessidades e problemas. Podemos não ter resposta para todos mas, em muitos casos, podemos ter algum meio de vos ajudar”.
Das 16 empresas reconhecidas com o estatuto PME Excelência, cinco pertencem ao ramo das indústrias transformadoras, sete ao comércio por grosso e a retalho, uma aos transportes e armazenagem, duas às atividades artísticas e uma à indústria gráfica.