Rede escolar

Assinatura de contratos com novos trabalhadores

21.04.2017

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Loures, a 19 de abril, foi o local escolhido para a assinatura dos contratos de trabalho com 45 novos trabalhadores, que já começaram a exercer funções na rede escolar pública do Município.

• Assinatura de contratos com novos trabalhadores

A assinatura de contratos por tempo indeterminado com 45 assistentes operacionais, que já estão a trabalhar em vários equipamentos da rede escolar pública do concelho de Loures, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, do vice-presidente, Paulo Piteira, e dos vereadores Maria Eugénia Coelho e António Pombinho.

O presidente destacou a aposta do Município na melhoria dos serviços prestados à população, nomeadamente na área escolar e no reforço dos apoios sociais, porque “esta é uma forma de dar iguais condições a todos, para que todos possam aprender e formar-se como cidadãos e como pessoas”, pedindo aos novos trabalhadores “que o vosso trabalho nas escolas seja qualificado e dedicado”.

Aos novos trabalhadores, Bernardino Soares afirmou “que somos uma Câmara que tem vindo a lutar pelos direitos dos trabalhadores”, recordando as penalizações sofridas pela administração local nos últimos anos “em que houve cortes salariais, congelamento das carreiras e a tentativa de imposição da jornada semanal de 40 horas”, tratando-se de “matérias que temos vindo a trabalhar e a pressionar o Governo no sentido de as desbloquear”. O autarca adiantou ainda que “tomámos a decisão, a concretizar brevemente, em acordo com os sindicatos, de repor três dias de férias que foram retirados pelo Governo anterior, quando haja avaliação positiva no trabalho”, reconhecendo que “com melhores condições temos melhor desempenho”.

Na véspera, os novos trabalhadores tinham sido recebidos por Maria Eugénia Coelho, vereadora responsável pelas áreas da Educação e dos Recursos Humanos, que referiu que “o trabalho numa escola é sempre absorvente e muito exigente, mas dá momentos de muita alegria”. A vereadora deu alguns conselhos, pediu humildade e empenho no trabalho, salientando que “o vosso contributo vai ser muito importante”.

Numa alusão ao défice de pessoal auxiliar nas escolas, a vereadora realçou que o “reforço que estamos a fazer vem na sequência de outras admissões que fizemos num passado recente”, o que “vem demonstrar a importância que damos ao vosso papel nas escolas”. Desde 2014, para a área da educação, os recursos humanos da Autarquia já celebraram 112 novos contratos de trabalho.

Esta sessão de acolhimento serviu, também, para os trabalhadores conhecerem a estrutura do Município, os seus direitos e deveres, bem como algumas questões essenciais sobre os recursos humanos e a rede escolar. Assinados os contratos de trabalho, os novos trabalhadores foram conhecer os seus locais de trabalho, dando início à sua atividade. As estruturas sindicais também se fizeram representar nas sessões de acolhimento e de assinatura de contratos.