Aprovado Relatório de Gestão

Mais atividade e menos dívida

07.04.2017

A Câmara Municipal de Loures aprovou, dia 5 de abril, os documentos de prestação de contas e de atividade relativos ao ano de 2016. O aumento da atividade municipal e a diminuição da dívida do Município estão em destaque.

Mais atividade e menos dívida

As Contas e o Relatório de Gestão são demonstrativos de que o ano de 2016, na continuidade dos anos de 2014 e 2015, contribuiu para a concretização de uma parte significativa dos compromissos assumidos com as populações.

A receita recebida, no valor de 106,5 milhões de euros, foi idêntica à de 2015 e apresenta uma execução de 88,4%, a maior dos últimos anos. Os impostos diretos representam 46,5% da receita e aumentaram 2,8 milhões euros, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Transações e a Derrama. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) diminui 622 mil euros, resultado da baixa da taxa e da aplicação do IMI familiar, aprovado pelo Município.

A despesa executada foi de 102 milhões de euros, valor idêntico ao de 2015. O investimento municipal aumentou, comparativamente ao ano anterior, 80,3%, e representa mais 3,1 milhões euros.

A dívida continuou a diminuir. Comparativamente a dezembro de 2013, o total da dívida diminuiu 29,5 milhões de euros, dos quais 23,4 milhões a fornecedores. A dívida a fornecedores, no final de 2016, era de 2,7 milhões de euros, sendo que 97% desta dívida é a menos de 30 dias.

Durante o ano de 2016 concluíram-se ou tiveram início investimentos e projetos essenciais para a melhoria de vida das populações, designadamente: Biblioteca Ary dos Santos, Escola Básica n.º 1 de Camarate, Escola da Quinta da Alegria, Escola n.º 3 da Bobadela, Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros, revitalização dos centros urbanos de Loures, Moscavide e Camarate, repavimentação e sinalização de vários arruamentos e limpeza de linhas de água. Vivenciaram-se mais os parques urbanos e incrementou-se a atividade cultural, desportiva, social e económica, em parceria com os agentes locais.

Em 2016, criaram-se também condições à concretização de projetos estruturantes, no âmbito da frente ribeirinha e parque da várzea e sedimentou-se a importância e o papel de Loures no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.

Aprovadas normas de participação da FEVA e Feira de Rua

Foram aprovadas também as normas de participação na Feira de Estilos de Vida Alternativos (FEVA) e a Feira de Rua, a realizar em junho e em julho, respetivamente.

O Município de Loures promove FEVA 2017 nos dias 10 e 11 de junho, no Parque Adão Barata, em Loures, entre as 11 e as 22 horas. A iniciativa visa divulgar a prática de terapias e medicinas alternativas, venda de produtos biológicos e artesanais, bem como atividades que estimulem um modo de vida saudável. Este ano vai também integrar os cuidados com animais e práticas de adoção animal responsável, encontrando-se no próprio espaço a carrinha de adoção do Centro de Recolha Oficial.

A formalização de candidaturas, por maiores de 18 anos de idade, terá que ser efetuada até dia 24 de abril, dirigindo-se ou remetendo, via CTT, a ficha de inscrição preenchida para a Unidade de Turismo da Câmara Municipal de Loures, por faxe através do número de telefone 211 151 793 ou para o correio eletrónico turismo_inscricoes@cm-loures.pt. A cedência de lugar pressupõe o pagamento de quinze euros para os espaços Bio, Místico, Mercado e Sabores, e de trinta euros para o espaço terapias (acrescidos de IVA).

Já no âmbito das comemorações do 131.º aniversário do concelho de Loures, está programada mais uma edição da Feira de Rua. A mesma decorrerá na Rua da República, entre o Pavilhão Paz e Amizade e o Jardim Major Rosa Bastos, de 21 a 25 de julho.

O objetivo é a promoção do artesanato urbano e tradicional, com mostra e venda de diversos artigos, colecionismo e terá também, este ano, uma componente de street food (venda ambulante de restauração e de bebidas).

Os interessados podem candidatar-se, até dia 12 de maio, dirigindo-se ou enviando via CTT, a ficha de inscrição preenchida para a Unidade de Turismo da Câmara Municipal de Loures, por faxe através do número de telefone 211 151 793 ou por correio eletrónico feira_rua@cm-loures.pt.

O número de lugares disponíveis é de 115, sendo 100 para produtos artesanais, tradicionais ou em segunda mão e 15 para street food.