Santo António dos Cavaleiros

Novo parque urbano

23.03.2017

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, a Câmara Municipal celebrou a consignação da empreitada que irá permitir dar início à construção do novo Parque Urbano da Encosta de Santo António dos Cavaleiros (PUESAC).

• puesac not

A empreitada tem como objetivo o início da primeira fase de construção do PUESAC, um parque com cerca de três hectares de zonas verdes que ocupará toda a área envolvente ao Centro de Saúde de Santo António dos Cavaleiros e que será composto por uma zona de merendas, de lazer e recreio e por percursos pedonais.

Com um custo de mais de 130 mil euros, prevê-se que a primeira fase esteja concluída no final do terceiro trimestre de 2017.
A intervenção proposta, face ao declive acentuado do terreno, irá privilegiar soluções que recuperem o antigo uso do solo nas encostas da região, promovendo a requalificação do coberto vegetal e também um melhor ambiente. Serão plantadas 364 árvores de diversas espécies, que terão como objetivo o aumento dos níveis de biodiversidade, a proteção do solo e a redução dos riscos de erosão hídrica, de incêndio e de cheias.
O parque assumirá uma vertente pedagógica relativamente às questões ambientais, nomeadamente o ciclo da água, o ritmo das estações, a fauna e a flora da região.
O projeto conta com o apoio da Valorsul para a plantação de árvores e requalificação do coberto vegetal, no âmbito do pagamento de contrapartidas ambientais ao Município.