Reunião de Câmara

Aprovados programas de Ocupação de Tempos Livres

23.03.2017

A Câmara Municipal de Loures aprovou, dia 22 de março, as normas de participação nos programas de Ocupação de Tempos Livres Páscoa na Desportiva e Jovens na Autarquia.

Reunião de Câmara

Os programas têm como objetivo comum o desenvolvimento e a dinamização de atividades de ocupação de tempos livre, que permitam estimular a aquisição de competências pessoais, sociais e relacionais, numa perspetiva de promoção de estilos de vida saudáveis e de primeiro contacto com atividades profissionais.

Realizado anualmente, desde 2013, a edição deste ano do Páscoa na Desportiva decorrerá de 5 a 12 de abril, com atividades lúdicas e desportivas. Poderão inscrever-se no programa crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, residentes no concelho de Loures e/ou filhos ou crianças que façam parte do agregado familiar de funcionários da Câmara Municipal, GesLoures, Loures Parque e SIMAR.

O programa abrangerá um número máximo de 40 participantes, bem como o pagamento de 15 euros, e a ocupação diária será compreendida entre as 09h00 e as 17h00, sendo o período de almoço das 12h30 às 14h00. As inscrições decorrerão nos dias 27 e 28 de março, e poderão ser feitas no sítio do Município ou nos estabelecimentos juvenis – Loja Ponto Já (Parque Adão Barata - Loures) e Gabinete de Apoio à Juventude de Santo António dos Cavaleiros.

Programa Jovens na Autarquia

Aprovadas foram também as normas de participação do programa Jovens na Autarquia, a realizar entre 3 de julho e 29 de agosto, e permitindo aos jovens beneficiar de um primeiro contacto com atividades profissionais em contexto laboral, melhorando os seus conhecimentos, aptidões e competências, de modo a adaptá-las às necessidades do mercado de trabalho. O programa irá igualmente dar a conhecer o funcionamento de uma autarquia, bem como das respetivas unidades orgânicas.

O programa abrangerá um total de 36 jovens – com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos e o 3.º ciclo do ensino básico concluído –, distribuídos de igual forma por dois turnos: 3 a 31 de julho e 1 a 29 de agosto. Por período, os jovens participantes vão receber uma compensação financeira, que será atribuída em função da jornada de trabalho realizada.

As candidaturas deverão ser entregues, em formato papel, nos seguintes locais: GAJ’s – Gabinetes de Apoio à Juventude (Santo António dos Cavaleiros e Sacavém) e Loja Ponto Já.