Dia Mundial da Poesia

Alunos declamam poemas nos Paços do Concelho

22.03.2017

No Dia Mundial da Poesia, que se comemora a 21 de março, os alunos do Agrupamento de Escolas José Afonso, declamaram poemas nos Paços do Concelho de Loures.

• Alunos declamam poemas nos Paços do Concelho

No átrio dos Paços do Concelho, dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas José Afonso, desde o pré-escolar ao ensino secundário, declamaram poemas e pequenos excertos de obras literárias.
Florbela Espanca, Luís de Camões, Augusto Gil e Vinicius de Moraes, foram alguns do autores cujos poemas ganharam vida com a interpretação dos estudantes, que não quiseram deixar de assinalar o Dia Mundial da Poesia, em Loures.
Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, acompanhado pela vereadora da Educação, Maria Eugénia Coelho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Loures, Manuel Glória, assistiu ao momento de poesia, dizendo que esta “faz falta na nossa vida”.
“A poesia não é importante apenas porque embeleza, mas sim porque, através dela, é possível dizer o que precisa ser dito, denunciar, ou até mesmo elogiar”, referiu Bernardino Soares. “Tudo o que fizermos pela promoção da poesia é um contributo para preservar a língua portuguesa”, acrescentou.
No final, o presidente da Câmara ainda deixou um desafio aos mais jovens: “Escrevam as vossas poesias e as vossas prosas e apresentem os trabalhos à Câmara de Loures. O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho na vertente Jovens Talentos está aberto a todos vocês”.
“Vamos, todos juntos, fazer da língua portuguesa uma língua mais viva e mais preciosa”, concluiu.
O evento foi ainda abrilhantado com a declamação de poemas por parte de um pequeno grupo de leitura da Academia dos Saberes.

Atividades por todo o concelho
O Dia Mundial da Poesia comemorou-se um pouco por todo o concelho. Com o apoio financeiro e logístico concedido por parte da Câmara de Loures, escolas e instituições particulares de solidariedade social assinalaram a efeméride através das mais diversas atividades.
O dia começou com a visita de Bernardino Soares à Escola Básica n.º 3 de Sacavém, onde teve a oportunidade de ler alguns poemas para os alunos. Logo ali ao lado, na Escola Básica da Quinta das Mós, estava Maria Eugénia Coelho a acompanhar a original pintura de poemas em passadeiras nas estradas de Camarate. Nesse mesmo dia, a vereadora ainda teve tempo de participar na cerimónia de entrega de prémios do concurso de poesia “Poemas com amizade” do agrupamento de escolas de São João da Talha.
Na Escola Básica de Bucelas foi dia de “Semear Poesia”, com a distribuição de poemas pela comunidade local, ao mesmo tempo que no agrupamento de escolas do Catujal, o destaque ia para o “Chá com Poesia”, através da distribuição de saquetas de chá com poemas em português, francês e inglês.
Leitura e distribuição de poemas no comércio local e em instituições de idosos, escrita de poemas em muros e paredes, entre muitas outras ações completaram o programa deste dia nas escolas do concelho.
Destaque ainda para a inauguração da exposição Escola no Adro, com o tema “Arte, uma viagem mágica” da Instituição Particular de Solidariedade Social “Nuclisol – Jean Piaget”. Esta mostra, composta por trabalhos de 25 crianças com cinco anos, versou sobre o poeta e escritor Fernando Pessoa.