Maria Amália Vaz de Carvalho

Tiago Nené vence prémio literário

22.03.2017

A entrega do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho 2016/2017, modalidade de poesia, realizou-se na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, a 21 de março.

• Tiago Nené vence prémio literário

O Dia Mundial da Poesia foi a data escolhida para a entrega do Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, iniciativa literária que, este ano, premiou a melhor obra de poesia.

Tiago Nené, com a obra Este obscuro objecto do desejo, foi o vencedor da 12.ª edição deste galardão. O escritor algarvio sucede a Maria do Rosário Pedreira, João Pedro Messeder, Graça Pires, Alice Vieira e Luís Filipe Rodrigues, anteriores vencedores na modalidade de poesia.

O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho “procura valorizar a poesia na produção literária” e “tem vindo a afirmar a sua importância, sendo intenção da Câmara de Loures continuar a valorizá-lo”, afirmou o presidente da Autarquia, Bernardino Soares, que realçou o facto da entrega deste galardão se realizar “na casa da palavra”, uma “biblioteca cujo patrono é Ary dos Santos, um poeta insuficientemente homenageado”.

O presidente destacou a escassez de edição de poesia no nosso país, realçando que um dos objetivos deste prémio é inverter essa situação. O vencedor, Tiago Nené, agradeceu a distinção recebida com “este prémio importante e com prestígio”, salientando a importância de haver uma autarquia que “ano após ano, aposte neste tipo de iniciativas que acabam por revelar vários talentos”.

Para Bernardino Soares, “a Câmara de Loures quer que o concelho seja cada vez mais conhecido pela sua política cultural”, referindo que “se há coisa que qualifica e promove um concelho é a cultura, que para nós é uma prioridade”.
O autarca e Pedro Vendas, administrador da EGEO – Tecnologia e Ambiente SA, entregaram ao autor de Este obscuro objecto do desejo, o prémio, no valor de três mil euros, correspondente à vitória nesta iniciativa municipal, apoiada pela empresa sediada no concelho de Loures.

O poeta José Correia Tavares, da Associação Portuguesa de Escritores, fez a análise e interpretação da obra, como representante do júri, constituído também pelas poetisas Isabel Mendes Ferreira e Margarida Vale do Gato. Ao som de viola, o Teatro Independente de Loures, leu excertos da obra vencedora, neste evento que também contou com a presença da vereadora Maria Eugénia Coelho.

Instituído pela Câmara Municipal de Loures, em 1993, o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho – que recorda e homenageia a memória da ativista feminista e escritora, que contribuiu para a dinamização cultural no concelho – pretende incentivar a produção literária, premiando, alternadamente, obras inéditas de autores portugueses nas modalidades de Poesia, Jovens Talentos - Poesia, Prosa de Ficção e Jovens Talentos - Prosa de Ficção.