Santo António dos Cavaleiros

Obras no Centro Comunitário decorrem a bom ritmo

19.01.2017

Estão a decorrer a bom ritmo as obras de construção do Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros, equipamento que tem conclusão prevista em maio deste ano.

• Obras no Centro Comunitário decorrem a bom ritmo

Bernardino Soares e Paulo Piteira, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, visitaram, no dia 18 de janeiro, as obras de conclusão deste equipamento que pretende dar resposta, em termos sociais, às necessidades da população que reside nesta localidade, e terá as seguintes valências: creche – destinada a crianças desde os quatro meses de idade até aos três anos, com capacidade para 46 crianças; jardim de infância – com capacidade para 45 crianças; ATL, com acordo com a Segurança Social – para 54 menores, e centro de dia para a terceira idade, com a valência de apoio domiciliário.
Além destes espaços, o Centro Comunitário contará ainda com um refeitório com capacidade para servir 300 refeições, balneários, bar e uma sala polivalente de grandes dimensões.
Bernardino Soares e Paulo Piteira visitaram as instalações, inteirando-se dos progressos existentes, não só no edifício, mas em toda a zona envolvente. A intervenção, que terá um prazo de execução de 230 dias, estando a sua conclusão prevista para maio, representa um investimento de 1.822.808,58 euros por parte da Câmara Municipal de Loures.

Ambição antiga em Santo António dos Cavaleiros
Pelo trabalho meritório desenvolvido pela Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros (AMSAC), em 1976, a família Borba, dona de todos os terrenos designados pelo Casal do Monte, doou-os à associação para a construção de vários equipamentos. A AMSAC chegou a construir o edifício sede e um rinque desportivo descoberto, não tendo sido possível, na época, construir tudo o que estava projetado.
Em 2001, a AMSAC celebrou um protocolo com a Câmara de Loures, em que a associação cedia ao Município os terrenos doados, com a contrapartida de ser ali construído um complexo de piscinas e um centro comunitário que integraria a valência de apoio à população sénior, até agora inexistente. É neste mesmo ano que os estudos para o Centro Comunitário se iniciam, tendo sido finalizado, em 2004, o respetivo projeto de execução. No entanto, a obra não foi iniciada no prazo programado, pelo que, em 2009, o projeto foi revisto.
Em 2010, a obra iniciou-se no âmbito de um acordo com a Hercesa. Esta ação não teve, mais uma vez, um final no prazo programado, tendo a Câmara de Loures, em agosto de 2015, já com o novo Executivo Municipal, reequacionado o acordo.
Na sequência desta decisão, procedeu-se à elaboração da revisão dos projetos de execução e lançou-se a adjudicação da empreitada que está agora a decorrer.