Obras em curso

Segurança Social em Sacavém vai reabrir com novas instalações

17.10.2016

Estão em curso, desde o final do mês de setembro, as obras das futuras instalações do Instituto de Segurança Social (ISS) em Sacavém, cujo serviço tinha sido encerrado em janeiro de 2014, causando transtornos à população da zona oriental do concelho.

• Segurança Social em Sacavém vai reabrir com novas instalações

O Município de Loures cedeu uma propriedade municipal ao Instituto de Segurança Social, no sentido da reposição do serviço existente, encerrado em janeiro de 2014, na cidade de Sacavém.

As obras em curso não são ao nível estrutural, mas sim de adaptação do espaço ao objetivo a que se propõe – onde funcionará o atendimento ao público –, bem como das instalações sanitárias. Este novo espaço proporcionará melhores condições de comodidade, conforto e privacidade aos munícipes da zona oriental do concelho.

O espaço cedido ao Instituto de Segurança Social, pelo prazo de cinco anos, renovável automaticamente, está situado na rua Sport Grupo Sacavenense, na Quinta do Património, em Sacavém.

Recorde-se que o ISS encerrou os serviços de que disponha na União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, deixando a zona oriental do concelho sem quaisquer serviços de apoio à população, centralizando-os em Loures.

Desde essa altura, a Câmara Municipal de Loures encetou contactos e diligências junto do ISS, do Centro Distrital de Lisboa e do Governo, com o objetivo de inverter aquela situação. A Câmara chegou a realizar uma reunião com o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a missão de sensibilizar e alertar para os danos causados à população, apresentando total disponibilidade para, em conjunto, encontrar uma solução para a reabertura dos serviços da Segurança Social.

No dia 20 de julho, a Câmara Municipal aprovou, em Reunião de Câmara, a minuta de contrato de utilização de imóvel em questão entre o Município e o ISS.

Ainda não existe uma previsão para a reabertura deste serviço, mas espera-se que o novo espaço abra até ao final do ano, após a conclusão das obras a cargo do Instituto de Segurança Social.