Loures assinalou Dia Nacional do Ar

15.04.2024

A Câmara Municipal de Loures comemorou o Dia Nacional do Ar no passado dia 12 de abril, tendo esta data sido assinalada com a assinatura de uma Carta de Compromisso com a DPD Portugal, que decorreu na sede da empresa, em Santo António dos Cavaleiros.

• Loures assinalou Dia Nacional do Ar 1
  • Loures assinalou Dia Nacional do Ar 2
  • Loures assinalou Dia Nacional do Ar 3
  • Loures assinalou Dia Nacional do Ar 4
  • Loures assinalou Dia Nacional do Ar 6

Através deste documento, a Autarquia e a DPD Portugal assumem o compromisso de trabalhar ativamente na ação climática, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e contribuir para a melhoria da qualidade do ar, em alinhamento com a persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Agenda 2030, no quadro das Nações Unidas.

Desta forma, Loures e a DPD Portugal, na vanguarda de políticas de sustentabilidade, assumem partilhar o acesso da rede privada de monitorização de qualidade do ar da DPD Portugal, para ser utilizada enquanto ferramenta de apoio à decisão municipal; promover ações de Literacia Ambiental aos trabalhadores da empresa, com o apoio do Município; e participar ativamente, e em parceria, na construção do Plano Municipal de Ação Climática, firmando juntos no desenvolvimento de ações locais, como resposta a desafios globais.

Para o administrador da DPD Portugal, “é muito importante este tipo de parceria”, considerando que “levamos muito a sério esta questão da sustentabilidade”.

“Como unidade de negócio portuguesa, é a que vai mais adiantada no grupo e pretendemos ser net zero em 2040, dez anos à frente do Acordo de Paris”, salientou Rui Nobre, acrescentando que, “temos já, em todo o país, 14 cidades que estão completamente descarbonizadas. E o hub que temos no concelho de Loures é exemplo disso. Acabámos de instalar 72 postos de carregamento para carrinhas elétricas e temos pré-instalação para mais 50”.

“Esta parceria vai ajudar, desafiando-nos a desenvolver ainda mais. E é com muito gosto que partilhamos os dados que conseguimos capturar com as nossas carrinhas”, concluiu o administrador.

O vereador com o pelouro da Energia e Sustentabilidade na Câmara Municipal de Loures agradeceu à DPD esta oportunidade, “porque é fundamental que possamos, em conjunto, quer o poder público autárquico, quer os agentes empresariais do nosso concelho, olhar para uma série de matérias. E a Sustentabilidade é, inquestionavelmente, uma matéria que não é de futuro, mas para o futuro”.

Nuno Dias destacou também o trabalho da Divisão de Energia e Sustentabilidade, “que anda sempre na vanguarda, quer na busca destas parcerias, quer de apoios para aquilo que temos, obrigatoriamente, enquanto comunidade, de fazer. De uma vez por todas, temos que olhar para os problemas da Sustentabilidade de forma séria e pragmática e, como costumo dizer, temos de pensar global, mas atuar local”.

Após a assinatura da Carta de Compromisso, o vereador da Câmara de Loures teve oportunidade de visualizar, em tempo real, a rede de monotorização do ar da DPD Portugal no concelho e perceber o funcionamento desta ferramenta de apoio.

No final da iniciativa, os trabalhadores da DPD participaram na atividade LRS360º, visualizando a curta-metragem de realidade virtual deste projeto, promovido pelo Município no âmbito do eixo Economia Circular.