Sítio CM Loures

Ir para o Conteúdo

Antetítulo não preenchido

Armamar


O concelho de Armamar tem verca de 116 km2, distribuídos por 19 freguesias, e uma população de oito mil habitantes. Confina com o rio Douro e os concelhos de Lamego, Tarouca e Moimenta da Beira.
A população depende, maioritariamente, do setor primário ou agroalimentar. A mais marcante das ocupações é a vitivinicultura: o famoso vinho do Douro.
Outro setor que denomina em Armamar é a fruticultura, razão pela qual o concelho é também conhecido como a Capital da Maçã.
Em novembro de 1993, Loures e a vila de Armamar assinaram um Protocolo de Geminação e Acordo de Colaboração, fundamentado na presença, em Loures, de uma grande comunidade armamarense, e na vontade de contribuir para o encontro entre as populações dos dois municípios, bem como para o seu desenvolvimento socioeconómico.
O Protocolo de Geminação e Acordo de Cooperação identifica as seguintes áreas de cooperação e intercâmbio a desenvolver: fomento desportivo, desenvolvimento económico, associativismo e cooperativismo, intercâmbio cultural, organização de serviços, comunidades migrantes, planeamento e urbanismo, educação e formação profissional, infraestruturas e saúde.

Ações realizadas
Cedência de terreno para construção, em Loures, da casa do concelho de Armamar;
Apoio à realização da festa anual dos armamarenses residentes em Loures;
Intercâmbio cultural (bandas e ranchos folclóricos);
Representação de Loures em iniciativas armamarenses;
Representação do município de Armamar em feiras e eventos de Loures;
Apoio ao projeto Viajar para conhecer – visita de alunos armamarenses à área metropolitana de Lisboa.


Imprimir Enviar a um amigo Endereço direto da página Imagem separadora