Carnaval Saloio de Loures

Com longa tradição, o Carnaval Saloio de Loures assumiu nos últimos anos papel de destaque na promoção turística do concelho, sendo hoje um dos carnavais mais populares da Área Metropolitana de Lisboa, contando habitualmente com quinze carros alegóricos e cerca de 1200 figurantes.

Mas a sua história remonta a 1934, altura em que era conhecido pelas Cegadas, um teatro de rua mordaz que escarnecia alguma personalidade local. Os bailes animavam as noites e os jovens mascaravam-se de mastronças. Um dos pontos altos era o Enterro do Bacalhau, que encerrava as festividades, quarta-feira à noite, tradição que se mantém ainda nos dias de hoje. Desde 1940 até aos anos 70, o Carnaval de Loures foi cancelado e depois disso teve varias interrupções. No entanto, a partir do ano 2000 e, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, esta festividade conquistou uma vertente mais organizada e contínua.

Grupos de Carnaval

“Os Saloios”

Grupo tradicional e símbolo da região saloia, estão, desde sempre, presentes no Carnaval de Loures. Todos os anos “Os Saloios” abrem o desfile apresentando trajes e costumes da região.

“As Mastronças do Moulin Rouge”

Trata-se de um grupo, exclusivamente constituído por homens que, nestes dias de carnaval, fazem uma sátira a todas as mulheres do Mundo.

Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Loures (AHBVL)

O grupo de carnaval da AHBVL foi criado com o objetivo de fomentar a união e o convívio entre bombeiros, músicos, elementos dos corpos sociais e respetivas famílias.

Marzagão

O grupo do Marzagão nasceu de uma brincadeira e desfila no Carnaval de Loures desde 2003.

Renascer da Tradição

O grupo Renascer da Tradição dá o seu contributo a este carnaval, sob esta denominação, desde 2001.

Barro

Os “Samaritanos” são também um grupo tradicional do Carnaval de Loures. Têm as suas origens nos saloios mas, com o passar do tempo, este grupo foi crescendo e modernizando os seus temas. Desfilam em representação do clube da sua terra, o Barro. São um dos maiores grupos do desfile.

“Os Infernais” – 7 Casas/Infantado

O grupo das 7 Casas participa no Carnaval de Loures desde 1972.

“Os Palhaços da Areeira”

Este grupo nasceu em 1990 e escolheu o Palhaço como símbolo da boa vida que quer levar pelo menos três dias no ano.

Manjoeira

O grupo carnavalesco da Manjoeira é um grupo de longa história com origem em 1975.

União Cultural, Recreativa e Desportiva de Ponte de Lousa (UCRDPL)

Este grupo pertence à UCRDPL e participa no Carnaval de Loures desde 2003.

Montemor

Após uma interrupção em 2008, este grupo continua a desfilar no Carnaval de Loures.

Murteira

Em 2009 este grupo fez a sua estreia no Carnaval de Loures.

A-das-Lebres

Este grupo participa no Carnaval de Loures desde 2012.

Grupo de Carnaval da Mealhada

Este grupo estreou-se no Carnaval de Loures em 2017 com o tema Lenço dos Namorados.

Clube União Recreativo de São Julião do Tojal (2016)

Grupo de Carnaval do Infantado

Pinheiro de Loures/7 Casas