Ir para o Conteúdo

12 a 13 outubro

Festa do Vinho e das Vindimas


Bucelas recebe, de 12 a 14 de outubro, mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas.

Esta iniciativa pretende homenagear e evocar todos aqueles que trabalharam e trabalham nesta faina específica, que marca, de forma indelével, toda a freguesia de Bucelas.

 

Este é um evento que visa a preservação e divulgação da identidade cultural da freguesia de Bucelas, em torno de uma atividade que tem sido central na dinâmica socioeconómica da freguesia – a produção do vinho, a que se associa um conjunto de artes e ofícios tradicionais ligados à vitivinicultura.

 

Este ano, a grande novidade vai para a mudança de local das festividades, que se deslocam para o espaço envolvente ao Museu do Vinho e da Vinha, como consequência de escavações arqueológicas de emergência, que decorrem junto ao Largo Espírito Santo.

 

Um dos pontos altos desta iniciativa é o Desfile Etnográfico, que percorre as ruas da vila, composto por mais de duas dezenas de carros alegóricos, evocando o ciclo completo do vinho.

 

Mostra vitivinícola e de produtos regionais, passeios, provas de vinhos, degustações, harmonizações, artesanato, bailes, concertos, exposições, folclore, gastronomia, visitas e atividades para famílias são outras das atividades que fazem parte da Festa do Vinho e das Vindimas deste ano.

 

Iniciativa coorganizada pela Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Bucelas e coletividades da freguesia.

 

(programa completo brevemente disponível)

 

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora