saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Pessoas

 

Segurança | PROTEÇÃO CIVIL

Em cada município existe uma comissão municipal de proteção civil (CMPC), organismo que assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção e socorro, emergência e assistência, previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência em cada caso concreto.

 

Serviço Municipal de Proteção Civil

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) é a estrutura funcional que define, executa e coordena a politica municipal de proteção civil.

São objetivos fundamentais do SMPC, para o território municipal:

• Prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe deles resultantes;

• Atenuar os riscos coletivos e limitar os seus efeitos no caso das ocorrências descritas anteriormente;

• Socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público;

• Apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas afetadas por acidente grave ou catástrofe.

 

Destaca-se a área de prevenção, onde o SMPC promove múltiplas ações de formação e sensibilização da população.

Para tal, têm à sua disposição a Escola de Prevenção e Segurança, equipamento dirigido fundamentalmente a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. Tem como objetivo promover a cidadania ativa, ensinando aos alunos as normas e os procedimentos relativos à prevenção e segurança de riscos, no âmbito da proteção civil: sismos, incêndios, cheias e acidentes domésticos.

Ao longo de 2015 passaram pela escola 2968 crianças oriundas, na sua maioria, de jardins de infância (JI), 1.º ciclo e ATL, não só do concelho de Loures, como de outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

 

Corporações de Bombeiros

As associações humanitárias de bombeiros são pessoas coletivas sem fins lucrativos cuja finalidade é a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes e/ou náufragos, e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em atividade, para o efeito, um corpo de bombeiros voluntários ou misto.

Em Loures existem 7 Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, que não desempenham, apenas, o socorro, mas também o associativismo, através de atividades desportivas e culturais.

População abrangida por cada Associação Humanitária de Bombeiros

 

População abrangida por Corporação de Bombeiros

 

Policia Municipal

Criada em Julho de 2015 com 19 agentes, a Policia Municipal veio complementar o trabalho das Forças de Segurança do Município de Loures, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida no território.

À polícia municipal cabem essencialmente tarefas de polícia administrativa, no âmbito da fiscalização e contraordenações, zelando pelo cumprimento das leis, regulamentos, deliberações ou decisões dos órgãos municipais. Também atuam na realização de tarefas particulares de segurança, onde o exercício é necessariamente feito em cooperação com as forças de segurança.

Enquadradas nas competências conferidas à Polícia Municipal, destacam-se as ações de sensibilização e divulgação de matérias de relevante interesse social no concelho promovendo a minimização do risco e a mudança de comportamentos da população.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)