saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Pessoas

 

AS PESSOAS

De acordo com os Censos 2011, a população residente na região de Lisboa é de 2 821 876, o que representa 26,7% da população do país. Na década anterior, a população da região de Lisboa aumentou cerca de 6%. Dos 18 municípios que compõem a região, Mafra (+41,1%), Alcochete (+35%), Sesimbra (+31,8%), Montijo (+30,8%), Cascais (+21%) e Palmela (+17,7%) são os municípios que apresentam um maior crescimento populacional entre 2001 e 2011. Com taxas de variação ainda positivas, mas mais moderadas (entre os 11% e os 3%), encontram-se os municípios de Vila Franca Xira, Almada, Odivelas, Setúbal, Oeiras, Seixal, Sintra e Loures. Apenas 4 perderam população: Lisboa (-3%), Amadora (-0,4%), Moita (-2,1%) e Barreiro (-0,3%).

A evolução demográfica do Município de Loures apresenta períodos distintos de crescimento populacional, com destaque para os anos de 1950 a 1981, que se caracterizam por um crescimento muito acelerado, com variações populacionais acima dos 60%, justificadas pelo retorno de nacionais das ex-colónias e pelo êxodo rural das populações oriundas de várias zonas do País. A partir de 1981, a tendência de crescimento mantém-se, embora mais moderada, apresentando Loures, em 2011, 205 054 habitantes e em 2013, fruto da desanexação de território para o Município de Lisboa, um total de 199 494 habitantes.

Evolução da População Residente I Instituto Nacional de Estatística

O crescimento populacional do Concelho veio demonstrar uma atratividade das duas cidades concelhias – Loures e Sacavém. Para a cidade de Loures, preconiza-se a coesão territorial, a par da sua qualificação ambiental, através de uma continuidade urbana conferida fundamentalmente pela estrutura verde. A cidade de Sacavém é uma realidade completamente distinta, surgindo como uma área integrante na coroa suburbana norte da AML, apresentando continuidades físicas e funcionais muito fortes com Lisboa. Pretende-se reafirmar a centralidade da cidade de Sacavém, requalificar as áreas consolidadas ao nível do espaço público e da concretização de espaços verdes de recreio.



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)