saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atividades Económicas

Emprego

 

Procura de Emprego

A procura de emprego exige uma postura ativa, persistente e organizada. Estabeleça um programa de trabalho detalhado para cada semana, com plano de passos a dar, entrevistas, leituras úteis e telefonemas. Reserve um espaço para arrumar toda a documentação, guarde cópias de cartas e documentos que enviar, anúncios respondidos e registo das informações recolhidas.

Diagnóstico da situação
O balanço pessoal e profissional passa pela resposta a um conjunto de perguntas sobre as suas competências e interesses, nomeadamente: O que sei fazer? Que qualificações tenho? O que gosto e o que não gosto de fazer? Apesar de ter experiência, preciso de formação para atingir os meus objetivos profissionais?
Este é ponto de partida para fazer a listagem do tipo de empregos que poderão interessar, tendo em conta o perfil profissional de cada um.

O mercado de Trabalho
Aqui é importante analisar quais as atividades profissionais com mais ofertas de emprego, fazer uma lista das empresas ou entidades ligadas às áreas de atividade pretendidas e respetivos endereços, registar os requisitos mais exigidos pelos empregadores e as remunerações praticadas.
Existem boas fontes de informação sobre o mercado de trabalho e as ofertas de emprego: jornais, painéis em locais públicos, centro de emprego da sua área de residência, empresas de trabalho temporário e bolsas de emprego difundidas pela internet, são algumas das opções.

Plano de ação
Organize o seu tempo. Faça uma lista de números de telefone e das horas em que irá fazer chamadas, dos contactos necessários para recolha de informações e para o envio do currículo. Defina metas a atingir e, de acordo com isso, fixe objetivos.

Dossiê de procura de emprego
Organize um dossiê de procura de emprego que lhe permita planear as suas atividades. Este deve incluir o curriculum vitae (original e cópias), cartas de candidatura espontânea, de recomendação e de resposta a anúncios, certificados de habilitações e de formação profissional e correspondência recebida e enviada.



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)