saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Turismo

Enoturismo

 

História

A região de Bucelas, demarcada por lei desde 1911, situa-se a 25 quilómetros a norte de Lisboa, no vale do rio Trancão. As vinhas instalam-se em solos que correspondem às tradicionais caeiras. Com um clima bastante frio no inverno e temperado no verão apresenta, no entanto, grandes oscilações térmicas nessa época. A casta que confere as características organoléticas deste famoso VQPRD branco (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada) é a Arinto.

uvas

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Bucelas abrange a freguesia de Bucelas e parte das freguesias de Fanhões (lugares de Fanhões, Ribas de Cima, Ribas de Baixo, Barras e Cocho) e de Santo Antão do Tojal (lugares de Pinteus, Manjoeira e Arneiro).

 

Características organoléticas

 

Vinhos brancos

Apresentam uma cor citrina, um sabor e aroma frutados e uma acidez característica da casta Arinto. São secos, leves e quando envelhecidos ganham um belo tom amarelo dourado e aromas terciários complexos. Possuem uma graduação alcoólica entre 11 e 11,5%.

 

Vinhos espumantes brancos

Os vinhos espumantes apresentam-se com aroma e sabor bastante frutados, acentuada frescura, e uma bolha fina e persistente que lhes confere uma excelente qualidade.

 

História

A fama do vinho de Bucelas é muito antiga e pensa-se que a cultura da vinha foi introduzida pelos Romanos. Numa crónica sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia, foi dado a conhecer este vinho por marinheiros da nau de São Gabriel que, ao chegarem a Portugal, comemoraram com bons petiscos e vinho branco produzidos a partir de cepas de Arinto de Bucelas.

Também o Marquês de Pombal se terá interessado por este vinho e importado algumas castas do Reno. Outros autores afirmam que as cepas do Reno são portuguesas e que teriam sido transportadas para a Alemanha pelos cruzados Teutónicos, à vinda da Terra Santa. Mas o início da projeção internacional de Bucelas data das invasões francesas, devendo-se ao particular prazer que os militares ingleses sentiam em bebê-lo. Depois, ao voltarem para Inglaterra, difundiram-no no seu meio originando uma forte corrente de exportação.

Conta-se que, tendo o rei Jorge III, ainda príncipe regente, certa enfermidade, não encontrou melhor remédio que o vinho de Bucelas, oferecido por Wellington, no regresso das campanhas de Portugal. Após a guerra peninsular, tornou-se habitual na corte e entre os súbditos ingleses.

No tempo de Shakespeare era conhecido pelo nome de Charneco, e mais tarde foi também conhecido pelo nome de Lisbon Hock (vinho branco de Lisboa).

bucelascapitalarintoorigfinal

 

Capital do Arinto

Bucelas foi registada como Capital do Arinto. A Confraria do Arinto de Bucelas foi a entidade que procedeu à inscrição do registo de Bucelas como Capital do Arinto, a 25 de maio de 2010, junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, tendo o instituto publicado o despacho de concessão no dia 19 de Agosto do mesmo ano.

Este era um dos desejos da Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Bucelas e da Confraria do Arinto, tendo em vista as características rurais da região, que tem na atividade vinícola fortes tradições, pelos excelentes vinhos brancos que produz.

A Confraria do Arinto de Bucelas foi constituída em ato público no dia 25 de Julho de 2008. Com o nascimento legal e o cumprimento dos seus estatutos, esta instituição tem como objetivo proteger e promover as tradições e o património da região demarcada, contribuindo para o desenvolvimento da atividade económica, cultural e turística da região de Bucelas.

 

Produtores

Quinta da Murta

A Quinta da Murta tem 27 hectares, 14 dos quais plantados com vinha das castas arinto (86%) e touriga nacional (14%). Atualmente são produzidos espumante, vinho branco fermentado em inox e em barrica e vinho tinto. A quinta dispõe de adega própria e, além da produção de vinhos, complementa a sua atividade com a realização de visitas, provas e eventos.

quinta da murta

Encosta da Murta – Sociedade Enoturística S.A.
Quinta da Murta
2671-601 Bucelas
Tel.: 210 115 190
Fax: 210 155 193
Correio eletrónico: qmurtageral@hotmail.com
pc

 

Quinta da Romeira | Wine Ventures SA

Esta propriedade pertenceu aos condes de Castelo Melhor, tendo o seu mais ilustre representante, o terceiro conde, instituído o Morgado de Santa Catarina, no qual foi incluída a Quinta de Romeira. Aqui encontramos uma casa senhorial, da qual se destacam duas janelas manuelinas e uma capela datada de 1914, projetada pelo arquiteto Raul Lino.

A Quinta da Romeira tem 130 hectares, dos quais 75 estão afetos à plantação de vinha, na sua maioria Arinto, sendo esta a maior casta de Arinto do País.  Com meios próprios de vinificação, engarrafamento e armazenagem, com capacidade superior da 20.000 hl, produz dois vinhos de grande qualidade, utilizando 100% desta casta: o Prova Régia e o Morgado de Santa Catarina. Atualmente, não se encontra disponível para visitas.

quinta da romeira

Wine Ventures SA 
Quinta da Romeira de Cima 
Apartado 752 
2670-678 Bucelas 
Portugal 
38 ° 54'10.7 "N | 9 ° 04'52.9" W

Tel.: +351 219 687 023 

Fax +351 219 693 105

Correio eletrónico: info@wineventures.eu
pc

 

Caves Velhas

As Caves Velhas são um dos maiores e mais antigos produtores e engarrafadores de vinho da Região Demarcada de Bucelas. Ao longo de 123 anos tem sido galardoada com diplomas, medalhas de ouro e prata, que distinguem a excelência e a qualidade de várias gerações de produtos. No edifício Caves Velhas, situado no centro da vila, encontrará uma típica adega, uma sala de provas e uma Enoteca.

quinta das caves velhas

Caves Velhas – Companhia Portuguesa de Vinhos de Marca, Lda.
Rua Professor Egas Moniz
2670-653 Bucelas
Tel.: 219 687 330
Fax: 219 680 905
Correio eletrónico: geral@cavesvelhas.pt

Enoteca Caves Velhas
Rua D. Afonso Henriques, 1
2670-653 Bucelas
Tel.: 219 681 451
Correio eletrónico: enoteca.env@enoport.pt
pc

 

Chão do Prado

António João Paneiro Pinto, bisneto de António Joaquim Pinto Júnior e João Camilo Alves – ambos produtores de vinhos de Bucelas no século XIX – iniciou a sua própria produção em 1993, após ter recebido em herança a pequena quinta do Chão do Prado. Nos oito hectares de que dispõe atualmente, produz, a partir de castas arinto, esgana-cão e rabo de orelha, vinho branco e espumante seco com denominação de origem controlada e comercializado com a marca Chão do Prado. Desde 2004, a quinta dispõe de restaurante com capacidade para 60 pessoas e garrafeira.

quinta de chao do prado

António Paneiro Pinto
Chão do Prado
Estrada de Santiago
2670-678 Bucelas
Tel.: 219 681 189 - 962 600 955
Correio eletrónico: chprado2001@hotmail.com
pc

 

Quinta do Avelar

Sociedade Agropecuária da Quinta do Avelar
Quinta do Avelar, Freixial
2670-676 Bucelas
Tel.: 219 694 119 - 219 941 174
Fax: 219 694 119
Correio eletrónico: mjviegas@ecotegroup.pt

quinta de avelar

Carlos Canário – Casal de Além

Carlos Canário
Casal de Além
Tel.: 912 181 812
Correio eletrónico: canario-carlos@clix.pt



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)