saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Ambiente

Sustentabilidade Ambiental

 

Ar

A qualidade do ar é fortemente influenciada pelos poluentes com origem na ação humana, nomeadamente os provenientes dos transportes rodoviários e de unidades industriais.

Os poluentes emitidos para a atmosfera são submetidos, em função de variáveis meteorológicas, a processos de transporte e de transformação química, originando uma distribuição de concentrações, variável no espaço e no tempo. Tal altera a composição natural da atmosfera e degrada a qualidade do ar que respiramos.

Em meio urbano, a poluição atmosférica constitui-se como um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações. Devido sobretudo ao incremento dos níveis de tráfego rodoviário, consequência do aumento significativo da mobilidade das populações, a qualidade do ar tende a agravar-se.

Os efeitos dos diferentes poluentes atmosféricos na saúde traduzem-se no aparecimento ou agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, particularmente em populações sensíveis como as crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios.

O concelho de Loures integra a rede de monitorização da qualidade do ar da Região de Lisboa e Vale do Tejo, possui 1 estação de monitorização da qualidade do ar.

Os dados obtidos são validados diariamente e enviados para o QualAR, a base de dados nacional de qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente.

A empresa Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A.  têm disponíveis 4 estações de monitorização onde estuda vários poluentes ambientais nas povoações próximas da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

 

Saiba mais

pc

 

Índice da Qualidade do Ar

pc

 

Dados da rede de vigilância da VALORSUL e QUALAR
pdf_final

 

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)