saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atividades Económicas

Agricultura Sustentável

 

Projeto PROVE

 

  • Projeto PROVE
  • Projeto PROVE
  • Projeto PROVE

 

PROVE – promover e vender é uma metodologia que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, promovendo as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores, sem intermediários.

Este projeto foi concebido com o apoio da Iniciativa Comunitária Equal, que deu início ao processo de comercialização em 2006, primeiro nos concelhos de Palmela e Sesimbra, tendo sido posteriormente disseminado de norte a sul de Portugal através de grupos de ação local, produtores, consumidores, autarquias, organizações de agricultores e diversos parceiros locais.

Os cabazes PROVE são preparados para o consumidor urbano, especificamente famílias, que fazem uma refeição por dia em casa. São compostos por diversos hortícolas e fruta da época (uma base de sopa, outra de saladas, fruta e plantas aromáticas) e comercializados sob a forma de um cabaz que pode ir dos 5 aos 7 quilos, com um custo entre 10 e 15 euros.

Loures aderiu ao PROVE em setembro de 2013, através da assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Loures, a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e os produtores, tendo sido criado, o primeiro núcleo PROVE – Hortinhas de Lousa.

A 30 de janeiro de 2017, a Câmara Municipal de Loures apresentou quatro novos núcleos de distribuição dos cabazes PROVE Loures 100% Bio: Castelo Pirescouxe (Santa Iria de Azóia); Conventinho (Santo António dos Cavaleiros); LoureSacavém (Sacavém); Mercado Municipal (Loures)

Os interessados na aquisição destes cabazes têm apenas de se registar no sítio do PROVE – www.prove.com.pt – e preencher as fichas de cliente e de encomenda, onde devem assinalar os produtos (no máximo cinco) que nunca desejam receber e escolher o local de entrega do cabaz. A adesão é simples, sendo apenas sujeita a confirmação.

 

Contactos

Geral

Email: prove@prove.com.pt

Telefone: 212 337 930

 

Loures - Hortinhas de Lousa

Email: encomendas.loures@prove.com.pt

Telemóvel: 917177929 (Carlos Oliveira)

 

Loures 100% BIO Castelo Pirescouxe

Email: encomendas.bio.castelopirescouxe@prove.com.pt

Telemóvel: 914 036 497 (Isabel Silva)

 

Loures 100% BIO Conventinho

Email: encomendas.bio.conventinho@prove.com.pt

Telemóvel: 966 070 177 (Verónica Paixão)

 

Loures 100% BIO LoureSacavém

Email: encomendas.bio.louresacavem@prove.com.pt

Telemóvel: 936 266 055 (Firmino Jesus)

 

Loures 100% BIO Mercado Municipal

Email: encomendas.bio.mercadomunicipal@prove.com.pt

Telemóvel: 911 856 880 (Vasco Soler) ou 912 949 264 (Gonçalo Patuleia)

 

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)